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quarta-feira, 28 de outubro de 2009

HOMENAGEM AO PROERD



A Coordenação Estadual do PROERD em Goiás participou na última sexta-feira, dia 23/10/2009, em Brasília-DF, da Sessão solene na Câmara de Deputados Federal em homenagem ao PROERD dos Estados e do Distrito Federal, pelos relevantes serviços prestados em prol de toda a sociedade brasileira.


A Sessão, realizada no Plenário Ulysses Guimarães, foi requerida pelo Prof. Victorio Galli Filho, Deputado Federal por Mato Grosso e contou com a presença dos Coordenadores do PROERD e/ou seus representantes dos Estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Rio de Janeiro e do Distrito Federal, bem como instrutores e alunos do Programa.

Foi apresentado um vídeo institucional do PROERD e, em seu pronunciamento, o Deputado Victorio Galli ressaltou a importância da aprovação de Lei Federal que institucionaliza o PROERD no Brasil. Também fizeram uso da palavra o Ten Cel Jacques Lopes da Cunha, Coordenador Estadual do PROERD no Mato Grosso e o Cel Luiz Henrique da Fonseca, Coordenador do PROERD no Distrito Federal.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Drogas nas escolas

O livro Drogas nas escolas analisa as representações de alunos, professores, diretores, membros corpo técnico-pedagógico das escolas e pais sobre o envolvimento dos jovens com drogas e suas repercussões no cotidiano escolar.

A pesquisa foi realizada em escolas públicas e privadas de 13 capitais (Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Maceió, Salvador, Vitória, Rio de Janeiro,  São Paulo, Florianópolis, Porto Alegre, Cuiabá e Goiânia) e do Distrito Federal.

Foram entrevistados 50.049 alunos, 3.099 membros do corpo técnico-pedagógico e 10.225 pais de alunos. A amostra de alunos é probabilística, de forma que as inferências podem ser generalizadas para o universo de 4.633.301 alunos das capitais selecionadas.

Analisa-se na pesquisa a concepção do que é droga, quais são mais conhecidas e consumidas entre os jovens, as peculiaridades referentes ao uso e à concepção sobre drogas lícitas e ilícitas.
Com relação à presença de drogas dentro da escola, a comparação dos dados referentes a esses atores mostra que o número de alunos que afirmam ter presenciado o uso de drogas na escola é duas vezes superior ao de membros do corpo técnico-pedagógico: 23,1% (1.070.393) dos alunos dizem existir drogas nas escolas ante a 10,8% (338) dos professores constatam o mesmo. No que toca aos pais, uma média de 3,4% (454) fez tal afirmação.

Considerando diversas variáveis - reprovação, expulsão e transferência escolar -, o estudo mostra que existe uma dissociação entre o consumo de drogas ilícitas e o rendimento escolar.

Os resultados do estudo mostram que a busca de soluções para o problema das drogas não pode ser associada somente à adoção de medidas unívocas e de caráter repressivo - como a instalação de câmaras e detectores de metais nas escolas. Deve-se desenvolver estratégias de prevenção de longo prazo com o apoio da escola, da família e da comunidade, associadas às instituições governamentais.

A criação de "escolas protetoras", o que requer investimento de qualidade na formação e no aperfeiçoamento dos professores em várias áreas (inclusive em temas relativos às drogas), em programas que enfatizem atividades culturais e lúdicas e na ampliação das oportunidades para os jovens em diversos campos.

Texto extraído de:

http://www.brasilia.unesco.org/

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Proerd em Cidade Ocidental



O Município de Cidade Ocidental caminhou mais uma vez na prevenção e no combate ao uso de drogas. O bairro Jardim ABC foi contemplado com a aplicação do PROERD - Program Educacional de Resitências às Drogas.

Nesta semana foram concluídas as aulas das 15 turmas de 1º e 2º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Aleixo Pereira Braga II, totalizando 453 crianças orientadas com um único objetivo: Dizer NÃO ÀS DROGAS.

Para as instrutoras e mentoras do programa, Soldado Marlei e Soldado Alessandra "o curso foi uma nova experiência muito gratificante, e ficamos encantadas com o carisma e inteligêngia das crianças das séries iniciais". O Proerd na Educação Infantil é uma no novidade no Estado de Goiás e esta foi a primeira turma formada em Cidade Ocidental.

O bairro do Jardim ABC tem cerca de 12.000 habitantes e fica a 20 km do centro da cidade e desde que assumiu o comando da 3ª CIPM, o Capitão Danilo tem se preocupado com aquela comunidade, intensificando o policiamento e trabalhado na prevenção através de ações sociais com o Projeto: Paz é você quem faz. Segundo o Capitão Danilo o trabalho não vai parar "agora teremos a continuação com os 3º e 4º anos, a formatura dos 5º anos da Escola Municipal Albino Batista Ferreira e previsão de um Curso de Pais".

Soldado Marlei e Soldado Alessandra
Intrutoras e Mentoras do Proerd - 3ª CIPM

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

FORMATURA PROERD PAIS



No dia 17 de Outubro de 2009 no auditório da Câmara Municipal de Luziânia, aconteceu a formatura de 70 alunos do curso PROERD PAIS. O curso foi realizado em escolas do Município e em locais atendidos pelo PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil).

O evento contou com a presença de autoridades locais e da comunidade, que elogiaram bastante o trabalho que a Polícia Militar de Luziânia tem desenvolvido junto à população, tanto com o Programa PROERD (5º e 7º ano) desenvolvido nas escolas municipais e Estaduais pelo SGT Ivon e CB Helena, como pelo PROERD – PAIS ministrado pelo Sd Ricardo.

Com a formatura desta turma o 10º BPM avança um passo à frente na prevenção ao uso e abuso de drogas.


Fonte: 10º BPM

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Parabéns proerdianas pela promoção!!!

1º Sgt  Gláucia Stival Souza Lima

Cb Marcela Pereira Queiroz

"Hoje eu me propus a te conhecer
  A entender o sacrifício que se faz
  Pra proteger uma cidade e garantir felicidade
  E ser indispensável pra manutenção da paz

  Hoje eu me propus a te conhecer
  A entender o que motiva o teu ser
  Pra dar amor a quem tem dor no sacrifício o seu rigor
  E ser imparcial não ter um lado a pender


  E descobrir que se doar é o que importa
  Pois tanta gente a sua volta
  Só tem você pra ter um pouco de atenção

  E descobrir que ao te conhecer melhor
  Foi que eu pude perceber
  Como é difícil decidir sendo você

  E hoje nesse dia especial
  Peço ao Papai do céu
  Para proteger você


  Seja feliz, tudo de bom
  Muita paz e alegria desejo a você"

  Letra da Música: Sendo Você
  De: Sargento Lago

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Parabéns instrutor Proerd!!!

Ontem, foi dia do professor e, em tempo, a Coordenação Estadual do PROERD gostaria de manifestar o seu apreço, gratidão e reconhecimento a todos os instrutores que dedicam de coração a esta linda missão!

Um grande abraço de toda a equipe da Coordenação Estadual!

Ser Mestre

Tarefa que exige abnegação,
tarefa que é feita com o coração!
Nos dias cansados, nas noites de angústia,
nas horas de fardo, de tamanha luta,
chegamos até a questionar:
Será, Deus, que vale a pena ensinar?
Mas bem lá dentro responde uma voz,
a que nos entende e fala por nós,
a voz da nossa alma, a voz do nosso eu:
- Vale sim, coragem!
Você ensinando, aprende também.
Você ensinando, faz bem a alguém,
e vai semeando nos alunos seus,
um pouco de PAZ e um tanto de Deus!

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

ÉTICA, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO

Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, ÉTICA é "o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto".


Etimologicamente a palavra ética vem do grego "ethos", que significa modo de ser, caráter, e tem seu correlato no latim "morale", que significa costumes. Podemos concluir que etimologicamente ética e moral são palavras sinônimas. Em Filosofia, Ética significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade, e seu estudo contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivíduo - sociedade.

Vários pensadores em diferentes épocas abordaram especificamente assuntos sobre a ÉTICA: Os pré-socráticos, Aristóteles, os Estóicos, os pensadores Cristãos (Patrísticos, escolásticos e nominalistas), Kant, Espinoza, Nietzsche, Paul Tillich dentre outros.

Define-se Moral como um conjunto de normas, princípios, preceitos, costumes, valores que norteiam o comportamento do indivíduo no seu grupo social. Moral e ética não devem ser confundidos: enquanto a moral é normativa, a ética é teórica e busca explicar e justificar os costumes de uma determinada sociedade, bem como fornecer subsídios para a solução de seus dilemas mais comuns.

Modernamente, a maioria das profissões têm o seu próprio código de ética profissional, que é um conjunto de normas de cumprimento obrigatório, derivadas da ética, freqüentemente incorporados à lei pública. Nesses casos, os princípios éticos passam a ter força de lei; note-se que, mesmo nos casos em que esses códigos não estão incorporados à lei, seu estudo tem alta probabilidade de exercer influência, por exemplo, em julgamentos nos quais se discutam fatos relativos à conduta profissional. Ademais, o seu não cumprimento pode resultar em sanções executadas pela sociedade profissional, como censura pública e suspensão temporária ou definitiva do direito de exercer a profissão. E na polícia militar não é diferente, podendo e devendo ser mais rigorosa ainda.

A ética e a moral, pela própria etimologia, diz respeito a uma realidade humana que é construída histórica e socialmente a partir das relações coletivas dos seres humanos nas sociedades onde nascem e vivem.

Segundo Sigmund Freud, o Complexo de Édipo verifica-se quando a criança atinge o período sexual fálico na segunda infância e dá-se então conta da diferença de sexos, tendendo a fixar a sua atenção libidinosa nas pessoas do sexo oposto no ambiente familiar. O conceito foi descrito por Freud e recebeu a designação de complexo por Carl Jung, que desenvolveu semelhantemente o conceito de complexo de Electra.

Freud baseou-se na tragédia de Sófocles(496-406 a.C.), Édipo Rei, para formular o conceito do Complexo de Édipo, a preferência velada do filho pela mãe, acompanhada de uma aversão clara pelo pai.

O Complexo de Édipo é uma referência à ameaça de castração ocasionada pela destruição da organização genital fálica da criança, radicada na psicodinâmica libidinal, que tem como plano de fundo as experiências libidinais que se iniciam na retirada do seio materno. Importante notar que a libido é uma energia sexual, mas não se constitui apenas na prática sexual, mas também nos investimentos que o indivíduo faz para obtenção do prazer.

Segundo Freud a transferência seria uma repetição de protótipos infantis, ocorrendo um deslocamento do afeto de uma representação, paterna ou materna, para outra pessoa, agora podendo ser no professor, que passa a ter lugar como as figuras parentais .

Já Lacan afirmou que a transferência é um fenômeno que atualiza a realidade inconsciente, modificando as relações do sujeito com seu inconsciente. A transferência é como uma experiência dialética do desejo.

Segundo as teorias freudianas esta fase de transferência na criança estará acontecendo na idade escolar e o policial agora é visualizado duplamente, como professor e protetor/defensor, podendo esta transferência ser direcionada com mais afinco a ele.

Interpretando estas teorias estamos falando de desejos, paixões que até então não estão relacionados com sexo, porém, os alunos que serão atendidos pelo PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas) vão estar na idade que estarão tendo uma “explosão” hormonal, para que haja desenvolvimento e caracterização sexual, e o instrutor PROERD deverá usar de muita cautela em suas atitudes, palavras e ações, devendo se limitar ao máximo em não cair no jogo da sedução, que agora passa a ter de certa forma distorcida ainda, apetite sexual, e o toque aqui tem um valor muito grande pra elas. Seja sábio e prudente, valorize a ética profissional militar onde na função que estás deverás ser como um esmalte a zelar pela ordem, disciplina, respeito, conduta e transmissão do saber.

 Sérgio Antônio VIEIRA - Sd Instrutor PROERD
 Enfermeiro COREN-GO 4143

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Filhos e drogas – ajuda e sinais de consumo

Filhos e drogas


Durante algum tempo as pessoas tinham a idéia errada de que só os filhos mal tratados teriam a chance de se envolver com algum tipo de droga hoje é bem claro que esse quadro não tem nada haver com a nossa realidade nos dias de hoje as drogas estão em todos os lugares possíveis e imagináveis e cabe aos pais orientar os filhos para que possam ficar longe deste problema que assolam muitas famílias.

Os filhos começam a demonstrar seu envolvimento com drogas logo no começo a falta de interesse pelos estudos, gastando muito dinheiro, sempre aos segredos com os amigos, agressividade, sono, mas muitos pais não o percebem e isso só aumenta o problema porque muitos só percebem quando o próprio filho pede por ajuda.

Por isso queira participar da vida de seu filho não se tornando omisso aos problemas declarados por eles.


Ninguém quer que um membro da família, ou um amigo, se envolva com drogas. Mas muitas vezes, o problema começa na própria família, com drogas lícitas como o álcool, o cigarro, os medicamentos e outros produtos, que aparecem entre as principais causas de morte evitáveis.

Ajuda aos filhos:

Afeto: Abrace, beije, incentivar os filhos, mantenha sentimentos e demonstração de carinho, fortalecendo os vínculos entre os membros da família.


Ambiente: Reduza a influência negativa que possa vir de outros grupos. Faça com que o ambiente familiar seja atrativo e aconchegante eles tem que ter um lar acomchegante.


Diálogo: Mantenha uma conversa diária com eles sobre qualquer assunto. Um diálogo franco e aberto com todos os membros da família é primordial. Converse com seus filhos sobre o consumo de álcool e de outras drogas, mas também sobre demais assuntos que fazem parte de seus interesses.


Exemplo: Álcool e cigarro são drogas lícitas, mas evite consumi-las, se não quiser estimular os filhos a fazer o mesmo. Os pais são os melhores exemplos e guias.


Liberdade: Respeite os valores e os sentimentos de seu filho. Evite criticá-lo o tempo todo.


Modelo: Cuide para que a relação com os filhos seja fundamentada na confiança e no respeito. Isso cria um modelo de comportamento para eles.


Ocupação: Encoraje as atividades criativas e saudáveis de seus filhos, ajude-os a lidar com as pessoas de seu meio, motive-os a tomar decisões, ensine-os a assumir responsabilidades e estimule-os a desenvolver valores fortes e o senso crítico diante das mais diferentes situações, inclusive das drogas.


Participação: Tome decisões em conjunto, assim todos percebem que suas opiniões e pontos de vista são respeitados.


Presença: Reforce as relações familiares, participe mais das atividades dos filhos. Cresça com seus filhos.


Prevenção: Explique sempre aos filhos quais são os riscos do uso de drogas. Ensine-os a não experimentá-las.


Princípios: Evidencie os princípios espirituais, em contraposição aos valores materiais.


Regras claras: Imponha sempre alguns limites. Toda proibição, tem que ter uma razão por isso deixe bem claros os seus propósitos.

Os Princípios importantes para nossos filhos:


Você deve passar aos seus filhos ensinamentos básicos importantes para uma vida futura podendo decidir sozinho o que é certo ou errado para seu caminho de vida.

Os princípios universais tais como a honestidade, a fidelidade, a integridade, a confiança em si mesmo e a responsabilidade, faz o alicerce de vida de cada ser humano e isso tem que ser passado pelos seus pais.

Nós somos o resultado das escolhas que fizemos em nosso passado por isso o que decidimos no passado com certeza vai influenciar no futuro.


As nossas atitudes e atos contribuem para à formação da decisão dos filhos no futuro se fumamos, bebemos isso tudo ele vai presenciar e muitas vezes acaba tendo o interesse pelos mesmos.

Por: Cláudia Pirez
disponível em:    http://todaperfeita.com.br/filhos-e-drogas-ajuda-e-sinais-de-consumo/

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

PROERD participa da XVII Mostra Pedagógica em Goiânia

Pelo segundo ano consecutivo, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) participa da XVII Mostra Pedagógica promovida pela Secretaria de Educação de Goiânia (SME). O evento, que começou na última terça-feira e se encerra neste sábado (10), é voltado à troca de experiências entre projetos artístico-culturais desenvolvidos nas escolas da capital.

No stand do PROERD, montado pelo Batalhão Escolar, o visitante pode encontrar diversas atrações, como uma urna para que o estudante deposite uma mensagem, cartilhas informativas, folhetos contendo o hino nacional e a canção oficial do programa.

A cabo Celhya Regina da Cunha Rocha, que está coordenando as atividades do stand, acrescenta que o visitante também pode conferir a oficina “Brinquedo Cantado”, em que instrutores PROERD apresentam cantigas de roda para estimular, de forma lúdica, a introdução de conteúdos usados no programa.

No ano passado, o stand do PROERD foi o mais visitado da mostra pedagógica. O excelente resultado pode ser repetido este ano, já que a aceitação do público estudantil tem sido bastante positiva, avalia a cabo Celhya Regina. “Os estudantes estão bem participativos e curiosos”, comenta.


Mostra

Realizada desde 1992, a mostra retrata o cotidiano do ambiente escolar por meio de teatro, música, maquetes, desenhos, pinturas, recortes, montagens e trabalhos gráficos, utilizando diferentes estilos e materiais.

Com o tema Diversidade, a edição 2009, que é um dos eventos paralelos do 10º Congresso e Feira de Educação Pensar, está trabalhando questões como relação entre saúde e ambiente, cerrado e diversidade cultural, esporte e qualidade de vida, educação e mídia e pluralidade cultural. A Mostra Pedagógica da SME está no espaço do Pavilhão Verde do Centro de Cultura e Convenções de Goiânia.



Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Fundação Tiradentes com informações da Secretaria Municipal de Educação

Noite de festa em Senador Canedo

Aproximadamente 1,5 mil pessoas participaram da solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em Senador Canedo na noite da última terça-feira (6). Ao todo, 750 certificados foram entregues a estudantes do 5º e 7º anos do Ensino Fundamental durante animada cerimônia realizada na Praça Criativa. Em seu discurso, o prefeito da cidade, Vanderlan Cardoso mencionou o carinho desenvolvido pelo programa, que atua no município desde 2006, e a importância de sua existência. A capitã June Margarette da Silveira fez uma menção especial aos policiais Celliny Vital e Sérgio Vieira, atualmente os instrutores responsáveis por Senador Canedo.

A formatura reuniu estudantes de dez escolas do município. Uma das surpresas da noite foi a entrega de bicicletas para os autores das três melhores redações sobre o PROERD. Os estudantes Gabriel Felipe Andrade Gomes (Escola Municipal Nilson Gomes), Natália Conceição de Lima (Escola Municipal Professora Celina Gomes) e Iuri Freire dos Santos (Escola Municipal Aracy Amaral) foram os ganhadores da noite.

Após a entrega dos certificados de participação do programa aos estudantes, uma animada apresentação da banda musical PM Show encerrou a cerimônia.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Fundação Tiradentes

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Tabagismo entre crianças e adolescentes

Narguilé está na moda, mas também é considerado vilão



Uma febre recente, que tem preocupado a saúde em geral, é a utilização do Narguilé. Os pais acham que pelo fato de ter água e do fumo ser "perfumado" ou aromático ele não faz mal. Este é um grave erro. Uma sessão de Narguilé (1 hora) corresponde em média em quantidade de nicotina a 100 cigarros fumados. Há relatos de pais que compram este equipamento para os filhos fumarem em casa, pois acham que seria menos perigoso. Portanto, o alerta é: fumo faz mal em qualquer forma de apresentação, cigarro, cachimbo, cigarro de palha, charuto, narguilé, entre outros.

Apesar de o Tabagismo ser uma doença cada vez mais divulgada no mundo todo, assim como os malefícios provocados por ela, os jovens de hoje ainda procuram o cigarro. O início do tabagismo acontece até os 19 anos de idade (90% dos casos) e é mais freqüente de 10 a 15 anos de idade. Geralmente, o jovem começa fumar por curiosidade, para fazer parte do grupo, por problemas em casa com a família, por problemas na escola e em três meses de utilização do cigarro eles já se tornam dependentes do mesmo. Além disso, as constantes mudanças hormonais pelas quais os jovens passam, mudanças de humor, sentimentos de menos valia e baixa auto-estima, também fazem com que ele procure e se fixe no cigarro.

Ele tem a sensação de que ele pode parar de fumar quando quiser, mas não é isto que acontece. Quando ele tenta parar ele tem dificuldade, crises de abstinência e volta então a fumar. Hoje se sabe que as meninas iniciam mais na utilização do cigarro do que os meninos. Na fase adulta, a mulher tem mais dificuldade de parar de fumar do que o homem. Outro aspecto que se nota, é a associação do cigarro com a bebida alcoólica o que dificulta muito a cessação do cigarro, além das baladas de sábado à noite serem excelentes gatilhos para o jovem procurar o cigarro.

Outro aspecto, é que o cigarro é considerado uma porta aberta para o jovem experimentar drogas ilícitas de todos os tipos. O melhor cigarro é aquele que não é fumado. Os pais devem dialogar muito com os jovens para preveni-los da iniciação ao cigarro. Com certeza isto diminuiria muitos riscos para saúde do ser humano e melhoraria sua qualidade de vida!

Texto de Dra. Silvia Cury
extraído do site: http://www.minhavida.com.br

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Dependência

Dependência Física



Consiste na necessidade sempre presente, a nível fisiológico, o que torna impossível a suspensão brusca das drogas. Essa suspensão acarretaria a chamada crise da "abstinência". A dependência física é o resultado da adaptação do organismo,independente da vontade do indivíduo. A dependência física e a tolerância podem manifestarem-se isoladamente ou associadas, somando-se à dependência psicológica. A suspensão da droga provoca múltiplas alterações somáticas, causando a dramática situação do "delirium tremens".


Isto significa que o corpo não suporta a síndrome da abstinência entrando em estado de pânico. Sob os efeitos físicos da droga, o organismo não tem um bom desenvolvimento.



Dependência Psicológica



Em estado de dependência psicológica, o indivíduo sente um impulso irrefreável, tem que fazer uso das drogas a fim de evitar o mal-estar. A dependência psicológica indica a existência de alterações psíquicas que favorece a aquisição do hábito. O hábito é um dos aspectos importantes a ser considerado na toxicomania, pois a dependência psíquica e a tolerância significam que a dose deverá ser ainda aumentada para se obter os efeitos desejados. A tolerância é o fenômeno responsável pela necessidade sempre presente que o viciado sente em aumentar o uso da droga.


Em estado de dependência psíquica, o desejo de tomar outra dose ou de se aplicar, transforma-se em necessidade, que se não satisfeita leva o indivíduo a um profundo estado de angústia, (estado depressivo). Esse fenômeno não deverá ser atribuído apenas as drogas que causam dependência psicológica. O estado de angústia, por falta ou privação da droga é comum em quase todos os dependentes e viciados.



Requisitos Básicos da Dependência



1 - forte desejo ou compulsão para consumir a substância;


2 - dificuldade no controle de consumir a substância em termos do seu início, término ou níveis de consumo;


3 - estado de abstinência fisiológica quando o uso cessou ou foi reduzido (sintomas de abstinência ou uso da substância para aliviá-los);


4 - evidência de tolerância, de tal forma que doses crescentes da substância psicoativa são requeridas para alcançar efeitos originalmente produzidos por doses mais baixas;


5 - abandono progressivo de prazeres ou interesses alternativos em favor do uso da substância psicoativa, aumento do tempo necessário para obter ou tomar a substância psicoativa ou para se recuperar dos seus efeitos;


6 - persistência no uso da substância, a despeito de evidência clara de consequências manifestamente nocivas, tais como dano ao fígado por excesso de álcool, depressão consequênte a período de consumo excessivo da substância ou comprometimento cognitivo relacionado à droga.






Uso de Droga em Adolescentes


Idade de início / Substância / Tempo para uso problemático


11 anos/ álcool/ 2,5 anos


12 anos/ maconha/ 1 ano


13 anos/ cocaína/ 6 meses


14 anos/ crack/ 1 mês


Perfil dos Usuários


81% são de classe média


46,8% cursam o nível superior


50% mencionam apenas os efeitos positivos da droga


84% já tiveram episódios depressivos após o uso


65,6% acreditam que o ecstasy é seguro


15,6% já tiveram problemas financeiros pelo uso do ecstasy


100% usam a droga em grupo


100% são usuários de outras drogas como maconha, cocaína e LSD


Dados Epidemiológicos


20% da população usam substâncias psicoativas no decorrer da vida;


15% no mínimo são portadores da doença da dependência química;


10% a 12% desses usam mais de uma droga concomitante;


A incidência de DQ é de 2 a 6 vezes maior no homem;


DQ evolui do álcool para drogas mais pesadas;


150 mil óbitos/ano por alcoolismo nos USA;


15% dos DQ cometem suicídio (20 vezes maior que na população).



Transtornos Psiquiátricos em Pacientes Dependentes de Álcool


- 218 pacientes alcoolistas x 218 pacientes não alcoolistas - Serviço Ambulatorial Universitário do estado de São Paulo;


- Prevalência em toda vida (LTP) de transtornos psiquiátricos: 70% população alcoolista x 26% população não alcoolista;


- Depressão maior em 50%;


- Personalidade anti-social em 30%;


- Fobias em 20%;


- Abuso/dependência de outras drogas em 19%.






Transtornos de Personalidade na dependência da Cocaína


- prevalência ao longo da vida de transtornos psiquáticos foi de 69%;


- 29% com transtornos afetivos e ansiosos


- 40% com transtornos de personalidade


- 31% sem transtornos





Saiba como Agir nas Emergências



Aprenda a conhecer os sintomas de overdose (intoxicação aguda) e saiba o que fazer quando uma pessoa exagerou no uso de drogas e pode estar precisando da sua ajuda:


Conheça os sintomas:


- Perda da consciência, coma ou sono repentino e/ou profundo


- Respiração lenta ou curta ou parada da respiração


- Sem pulso ou pulso fraco


- Lábios roxos


- Convulsões, movimentos involuntários, desmaios


- Palpitação, taquicardia, dor no peito






Saiba o que fazer:


- Chame o resgate ou ajuda médica para emergências, imediatamente.


- Nunca deixe a pessoa sozinha.


- Deite a pessoa de lado, tenha certeza de não haver comida ou vômito na garganta.


- Afaste o queixo do peito.


- Nunca dê outra droga para combater o efeito.


- Nunca ponha nada na boca da pessoa, incluindo água ou medicamentos.


- Se a pessoa estiver tendo uma convulsão segure a sua cabeça com cuidado para não bater no chão ou em algum móvel




Atenção: A mistura de qualquer droga com álcool ou outras drogas aumenta o risco de overdose, ferimentos, violência, abuso sexual e morte.






Texto extraído do site: www.antidrogas.com.br

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

DROGAS, o que é isso?

A origem da palavra Droga vem do francês drogue, provavelmente do neerlandês droog, que significa "seco, coisa seca", narcótico, entorpecente ou estupefaciente são termos que denominam substâncias químicas que produzem alterações dos sentidos.

No seu sentido original, é um termo que abrange uma grande quantidade de substâncias, que pode ir desde o carvão à aspirina. Contudo, há um uso corrente mais restritivo do termo (surgido após quase um século de repressão ao uso de certas substâncias), remetendo a qualquer produto alucinógeno que leve à dependência química e, por extensão, a qualquer substância ou produto tóxico de uso excessivo, sendo um sinônimo assim para entorpecentes.

Para a Organização Mundial de Saúde o conceito de Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que introduzida no organismo modifica uma ou mais de suas funções.

Já para o PROERD no antigo currículo das 17 lições trazia o conceito de Drogas como toda substância que não é alimento e que altera o funcionamento do corpo e da mente de uma pessoa.

Na linguagem corriqueira Droga é tudo que não presta e que pode causar algum dano a alguém.

As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas, de animais e de alguns minerais, as sintéticas são obtidas em laboratórios.

Quanto à sua atuação as drogas serão classificadas em:

• Depressivas - aumentam a freqüência cerebral e podem dificultar o processamento das mensagens que são enviadas ao cérebro. Exemplos: álcool, barbitúricos, diluentes, catamina, cloreto de etila, clorofórmio, ópio, morfina, heroína, maconha, haxixe, etc.

• Psicodistrópticas ou alucinógenarias – têm por característica principal a despersonalização em maior ou menor grau. Exemplos cogumelos, skunk, LSD, psilocibina, chá de cogumelo e DMT.

• Psicotrópticas ou estimulantes - produzem aumento da atividade pulmonar, diminuem a fadiga, aumentam a percepção ficando os demais sentidos ativados. Exemplos: cocaína, crack, cafeína, teobromina, MDMA ou ecstasy, GHB, metanfetamina, anfetaminas (bolinha, arrebite) etc.

Os motivos que normalmente levam alguém a experimentar ou a usar ocasionalmente drogas pela primeira vez incluem:

• Recreação;

• Problemas pessoais e sociais;

• Influência de amigos, traficantes assim como da sociedade e publicidade de fabricantes de drogas lícitas;

• Sensação imediata de prazer que produzem;

• A facilidade de acesso e obtenção;

• Desejo ou impressão de que elas podem resolver todos os problemas, ou aliviar as ansiedades;

• Fuga;

• Estimular;

• Acalmar;

• Ficar acordado ou dormir profundamente;

• Emagrecer ou engordar;

• Esquecer ou memorizar;

• Fugir ou enfrentar;

• Inebriar;

• Inspirar;

• Fortalecer;

• Aliviar dores, tensões, angústias, depressões;

• Aguentar situações difíceis, privações e carências;

• Encontrar novas sensações, novas satisfações;

• Força do hábito;

• Ritual;

• Autoconhecimento, e muitos outros.

Em nosso dia-a-dia costumamos fazer uso do ditado popular: “de grão em grão a galinha enche o papo” e no que se refere ao uso de drogas podemos adotar raciocínio análogo. Nas primeiras vezes em que se usa drogas não se tem danos tão comprometedores e nem instalado o vício propriamente dito, que se instala com o uso frequente - consequência da primeira experimentação.

Existe ainda outra possibilidade de vício, é o caso das pessoas que já nascem viciadas, não por ato volitivo, mas, pelo fato de terem sido geradas no ventre de uma usuária de drogas, circunstância que faz com que o recém-nascido entre em síndrome de abstinência e sofra complicações e que futuramente seja um usuário também por trazerem em sua informação genética a predisposição ao uso de drogas onde o período de resistência é diminuído.

Na verdade o melhor a se fazer sem dúvida nenhuma é nunca experimentar, ficar fora dessa fria.






Soldado Vieira Instrutor PROERD
Enfermeiro COREN-GO 4143

Proerd em Formosa

O 16º BPM, unidade que abrange Formosa e região atendeu 1.260 crianças e adolescentes com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD no 1º semestre de 2009.









Foram 24 escolas atendidas, sendo 14 municipais, 6 estaduais e 4 particulares, dos municípios de Formosa, Cabeceiras, Flores de Goiás, São João d’Aliança e Alto Paraíso.





A Coordenação Estadual do Proerd reconhece o árduo trabalho dos nossos guerreiros instrutores e parabeniza toda a equipe pelo empenho na aplicação.




1º Ten Josué Cardoso da Silva
2º TEN Nilton de Almeida Santos
1º SGT Antônio Lopes da Silva Filho
Sd Cleiton Viana de Oliveira
Sd Daniela Alves de Oliveira
Sd Gilson Cardoso dos Santos
Sd Valdenir Rezende Júnior
Sd Lúcio Alves Rabelo
Sd Patrícia Terezinha Teixeira de Souza

Agradecemos também o empenho dos comandantes, dos diretores, professores, pais, e todos aqueles que direta ou indiretamente contribuíram para o sucesso do programa no município.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Links interessantes

Boa tarde proerdianos! Segue abaixo alguns links interessantes relacionados ao tema DROGAS:

Secretaria Nacional Antidrogas - www.senad.gov.br

Centro Brasileiro de Informação sobre Drogas Psicotrópicas - www.cebrid.epm.br

Hospital Albert Einstein (Álcool e Drogas) - www.einstein.br/alcooledrogas

Alcoólicos Anônimos do Paraná - www.alcoolicosanonimos.pr.org.br

Narcóticos Anônimos do Paraná - www.na.org.br

Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas - www.abead.com.br

Informações gerais sobre drogas - www.antidrogas.com.br

Informações gerais sobre drogas - www.diganaoasdrogas.com.br

Grupos de familiares - mútua ajuda - www.al-anon.org.br

Grupos de familiares - mútua ajuda - www.amorexigente.org.br

Grupo Interdisciplinar de Estudos do Álcool e Drogas - www.grea.org.br

Associação Parceria Contra às Drogas - www.contradrogas.org.br

Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas- www.obid.senad.gov.br

Informações sobre redução de danos - www.terceiramargem.org.br

Denarc - www.dinarc.pr.gov.br

Escritório Sobre Drogas e Crime - www.unodc.org/brazil/index.html

Programa de Atenção a Mulher Dependente Química - www.promud.org

Psicosite - www.psicosite.com.br