Nº de visitantes

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

VÍCIO, O QUE É ISTO? TEM CURA?

Vício (do latim "vitium", que significa "falha ou defeito") é um hábito repetitivo que degenera ou causa algum prejuízo ao viciado e aos que com ele convivem.

Socrates afastando Alcebíades do vício. Óleo sobre tela, 1865. Nesta imagem, pode-se observar uma acepção genérica do conceito, não relacionado ao uso de drogas, mas ao prazer.

A ciência tenta explicar em todas as suas vertentes a origem do vício, mas filosoficamente isto é contraditório, já que o conceito de ciência não prescinde de moral ou ética, ao menos no sentido social, em sua prática investigatória, e, portanto, tal conceito não pode ser quantificado ou isolado para análise imparcial.



Por outro lado, em se tratando de dependência, seja ela de ordem orgânica, psicossocial ou mista, há grandes possibilidades de se encontrar medicamentos definitivos e de maior qualidade, que eliminem o vício em suas diversas formas, porém para abranger sua eficácia o viciado tem que ter uma enorme força de vontade pra enfrentá-lo tornando quase impossível.

Sd Vieira - Instrutor Proerd

Nenhum comentário:

Postar um comentário